Árvore de Chá

No final dos anos 80, recebemos o trabalho de uma editora espanhola que nos encarregou de supervisionar a tradução de um livro de aromaterapia por um autor australiano. A Minha surpresa deu-se quando comecei a mencionar as propriedades de um óleo essencial que até então era praticamente desconhecido na Europa, a Tea Tree.
Eram-lhe atribuídas propriedades curativas, anti-sépticas e regeneradoras da pele, que excediam essências como lavanda ou rosa, que o autor conhecia muito bem. O seu trabalho nesse óleo essencial interessou-me e levou a contactar o autor e posteriormente os destiladores dessa árvore australiana.

Passaram-se mais de 20 anos desde então e posso assegurar que as possibilidades terapêuticas da Tea Tree e os seus efeitos na pele, continuam a me surpreender todos os dias. Da acne, à dor de garganta, passando por um herpes ou uma mordedura venenosa, houve solução com óleo essencial de tea tree. Este trabalho é um resumo das minhas experiências com a Árvore do Chá durante os últimos vinte anos. Espero que o chamado “cura-tudo” australiano lhe dê tantas satisfações quanto me deu em todos esses anos.

Joan Cano

Pequena história deste grande óleo essencial …

O óleo essencial de árvore de chá, conhecido pelo seu nome em Inglês tea tree, vem da Austrália. Este óleo essencial começou a ser conhecido no final dos anos 1700. Um oficial da marinha britânica, James Cook, interessou-se, ao chegar à Austrália, na forma como os aborígenes fizeram toda uma série de remédios com as folhas desta árvore. Com isso, eles aliviaram infecções e trataram numerosas doenças cutâneas. Mas foi apenas no século XX que se começaram a estudar cientificamente as suas propriedades. Verificou-se que as suas qualidades anti-séptica e bactericida foram superiores às do ácido carbólico, que era o desinfetante mais utilizado na altura. Mas ao mesmo tempo concluíram, e este é o dado que transforma esse óleo essencial em algo muito especial, que não era tóxico e não prejudicava a pele; pelo contrário, a regeneração era quase imediata.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados australianos que estavam posicionados nas selvas do sudeste da Ásia carregavam no seu armário de remédios, uma garrafa de tea tree. Com ela eles curaram as condições típicas da pele tropical, pois é um remédio cutâneo milagroso.

PRINCÍPIOS ACTIVOS

O Óleo essencial de tea tree tem um efeito anti-séptico triplo, age contra bactérias, fungos e vírus. É bactericida, fungicida, antiviral, cicatrizante, antiinflamatório, desodorante, expectorante e balsâmico. As suas propriedades anti-sépticas, fungicidas e anti-acne são aceites e reconhecidas pelo departamento de saúde australiano.

O Óleo essencial de tea tree (melaleuca alternifolia) é um líquido incolor obtido por destilação dos ramos e folhas da árvore do chá. Este óleo é composto por mais de cem componentes, sendo os principais: o álcool monoterpeno, terpinen4-ol, seguido por alfa-terpineol, alfa pineno, beta-pineno e linalol. Esta mistura especial de ingredientes activos cria uma sinergia com uma alta atividade antibacteriana e antifúngica para a qual os vírus são muito sensíveis. Eles também fazem com que nossas células saudáveis ​​adquiram uma alta resistência à penetração viral.

Desde 1990, o interesse científico na atividade antibacteriana da Tea Tree levou a numerosos estudos, e a sua acção num amplo espectro de bactérias foi testada com resultados extraordinários. O resultado tem sido positivo, mesmo contra bactérias resistentes a antibióticos.

A Tea Tree que usamos nas nossas fórmulas é 100% natural e certificada pela Cosmos-Ecocert.

error: Content is protected !!
0
Carrinho Compras
Catálogo